Macron: se Irã abandonar acordo nuclear será culpa dos EUA

© AP Photo / Thibault Camus Presidente francês Emmanuel Macron, à direita, e presidente americano Donald Trump
Presidente francês Emmanuel Macron, à direita, e presidente americano Donald Trump - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou nesta quinta-feira (9) que se Teerã sair do acordo com sobre o programa nuclear iraniano, a responsabilidade recairá sobre os EUA.

"O Irã não saiu deste acordo, em primeiro lugar. Em segundo, se o Irã sair do acordo, isto será responsabilidade dos EUA. Não vamos misturar os papéis e dizer que são os europeus", disse Macron durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (9). 

Bandeira nacional do Irã - Sputnik Brasil
Irã quer trazer acordo nuclear 'de volta aos trilhos', diz Organização de Energia Atômica
Anteriormente, no aniversário de um ano da retirada dos EUA do acordo nuclear, o Irã anunciou o término da implementação de uma série de pontos do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA na sigla em inglês) sobre o programa nuclear iraniano. 

Em particular, Teerã indicou que interromperia as modificações no reator de Arak, que visa impedir a produção de plutônio para uso militar.

Em 8 de maio de 2018, os Estados Unidos se retiraram do JCPO, que foi assinado em 2015, e recentemente restabeleceu as suas sanções unilaterais contra Teerã. 

O Irã, por sua vez, alertou que as medidas de revogar pontos do acordo entrarão em vigor dentro de 60 dias se não houver progresso por parte dos países europeus.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала