Washington fez uma proposta a Nova Deli para que opte pelos sistemas de defesa antimísseis THAAD americanos e sistema de mísseis Patriot (PAC-3) em vez de comprar os sistemas russos S-400, informa o jornal indiano Hindustan Times.
Se a Índia avançar com a compra dos sistemas S-400 poderá enfrentar sanções norte-americanas, ao abrigo de uma lei federal de 2017 que impôs sanções à Rússia (bem como à Coreia do Norte e ao Irã) e proíbe qualquer outra nação de negociar acordos de defesa com estes países. Moscou criticou esta lei e chamou-a de declaração de uma "guerra comercial total".
Em março passado, um oficial do Departamento de Defesa disse que os EUA estavam trabalhando em uma "escolha alternativa" para a Índia.
O sistema de defesa antiaérea S-400 é considerado um dos mais avançados do mundo. Vários países já se mostraram interessados em comprá-lo.
Em outubro do ano passado, Moscou e Nova Deli assinaram um contrato de venda deste armamento no valor total de US$ 5,43 bilhões. A entrega dos sistemas antiaéreos à Índia está prevista para outubro de 2020.