As informações sobre os prazos de produção em série e o fornecimento ao Exército foram divulgadas pelo diretor de cooperação técnico-militar da fábrica russa Kupol (parte do consórcio Almaz-Antey), Igor Ivanov.
Nas palavras dele, os testes estatais do sistema serão iniciados em julho e, segundo planeja o Ministério da Defesa da Rússia, serão concluídos neste ano.
Assim, é possível esperar que "as entregas em série serão iniciadas no ano que vem".
Destaca-se que o sistema inclui quatro tipos de alvos: veículos aéreos não tripulados com motor de combustão interna, com motor turbojato, simulador de mísseis de cruzeiro e helicóptero. O sistema está equipado com um meio portátil de visualização de informação que mostra todo o quadro de alvos, o que lhe permite controlar o curso da prática de tiro.
"O nosso 'know-how' é o alvo que simula um míssil de cruzeiro. Esse material voa de modo horizontal perto do solo a [uma velocidade de] 140 metros por segundo, e durante o voo de mergulho — [a uma velocidade de] até 200 metros por segundo", enfatizou.
Ao mesmo tempo, ele destacou que este é o único sistema no mundo capaz de criar um quadro de alvos tão complexo:
"Todos os alvos são reutilizáveis, são lançados com um intervalo de 10 segundos. Hoje, temos até seis alvos garantidos no ar. Até o momento, testamos esse complexo de alvos com todos, desde sistemas portáteis de mísseis antiaéreos a sistemas de grande alcance", afirmou.
Além disso, nas palavras dele, atualmente estão sendo elaborados outros tipos de alvos, que serão mais rápidos do que os existentes.