Putin destacou a importância do desenvolvimento da tecnologia laser, incluindo os "complexos laser de combate a nível tático", em uma reunião de gabinete com temas de defesa nesta sexta-feira.
"Tais tipos de armamento irão em grande parte definir o potencial de combate do Exército e da Marinha russos […] durante todo o século 21", declarou.
Nomeado em homenagem a um famoso monge guerreiro patriótico russo do século 14, o Peresvet foi anunciado por Putin no ano passado.
Quase tudo sobre a arma é sigiloso, até mesmo seu propósito exato. Especialistas sugerem que o laser, entre outras coisas, pode ser usado como um dispositivo de interferência ou para neutralizar alvos aéreos, incluindo mísseis de cruzeiro. Alguns disseram que lasers de nível militar como esse podem ser usados contra satélites inimigos.
Em seu discurso em março de 2018, Putin revelou uma série de novas armas de ponta. Entre eles estava o míssil hipersônico lançado pelo ar Kinzhal ("Adaga"), que mais tarde passou com sucesso em testes e foi montado em caças MiG-31.