Segundo o especialista em relações internacionais Togrul Ismayil, os EUA têm atitude negativa no que diz respeito a uma aproximação entre Rússia e Turquia, que pode ser notada na Síria.
Ao mesmo tempo, ele recordou as ações inconsistentes de Washington que se recusa a vender sistemas Patriot ao seu aliado na OTAN e critica Ancara por querer comprar complexos russos S-400.
Segundo o especialista em segurança Mithat Isik, o S-400 é um dos melhores sistemas de defesa antiaérea do mundo e, portanto, a Turquia precisa dele. Ele acrescentou que agora Ancara e Washington têm posições diferentes sobre o Oriente Médio e o Mediterrâneo Oriental, então os aliados americanos não estão interessados em um reforço tão significativo das capacidades turcas de defesa.
Já o professor Bilal Sambur afirmou que os EUA estão insatisfeitos com o fortalecimento dos laços entre a Rússia e a Turquia. EUA veem o contrato de S-400 como uma questão de sobrevivência, uma vez que a aquisição destes sistemas pela Turquia minaria o monopólio norte-americano do fornecimento de armas aos membros da OTAN.
O primeiro lote de S-400, de acordo com os termos do contrato, será fornecido em julho. Os EUA afirmam que os sistemas russos são incompatíveis com as normas da OTAN e ameaçam Ancara com sanções pela eventual aquisição. Além disso, o lado americano ameaçou atrasar a venda ou parar de vender caças F-35 à Turquia.