"Esperamos receber este ano os dois primeiros navios de guerra [armados] com o moderno complexo de mísseis de cruzeiro Kalibr. A frota também deve incorporar uma corveta moderna do projeto Gremyaschy que já está passando os testes de fábrica", revelou o comandante ao jornal das Forças Armadas russas, Krasnaya Zvezda.
Segundo Avakyants, a corveta será equipada não apenas com mísseis Kalibr-NK, mas também com o moderno sistema de defesa aérea Redut e avançados sistemas antissubmarino.
"Está em curso a construção de seis grandes submarinos de tipo 636 destinados à Marinha que, além do armamento de torpedos, poderão atacar alvos navais e terrestres com mísseis de cruzeiro da família Kalibr-PL. Esperamos receber o primeiro navio deste tipo neste ano", sublinhou ele.
Segundo os dados de fontes abertas, o alcance máximo de um míssil de cruzeiro 3M-14 Kalibr atinge os 2.000 quilômetros. Com estes sistemas de mísseis são equipados, em particular, os submarinos de propulsão nuclear do projeto 885 Yasen, os submarinos dos projetos 877 e 636.3, as fragatas russas do projeto 22350, as corvetas do projeto 21631, bem como outros navios.