Convocados pela União dos Policiais do Brasil (UPB), integrada por inúmeras entidades, cerca de 4 mil manifestantes, de acordo com os organizadores, se reuniram no período da tarde, na Esplanada dos Ministérios, no ato "Pelo Direito do Policial se Aposentar", levando cartazes, bandeiras e até cruzes simbolizando as vidas de colegas perdidas em serviço.
SINDPOL-RJ e COLPOL-RJ participam, em Brasília, da mobilização em Brasília em defesa da aposentadoria policial diferenciada.
— SindpolRJ (@SINDPOLRJ) 21 de maio de 2019
Leia aqui: https://t.co/I1q7FDmc5X pic.twitter.com/ImpfXuDs44
"O objetivo é manifestar a insatisfação da categoria policial em relação à proposta da nova Previdência (PEC 06/2019), apresentada pelo governo federal, que desconsidera as particularidades e peculiaridades da atividade de risco desempenhada pelos servidores de segurança pública. Aposentadoria policial não é privilégio. É direito", afirmaram os manifestantes por meio de um comunicado.
De acordo com representantes da categoria, os policiais civis e outros agentes de segurança pública em protesto defendem regras de transição específicas no novo projeto de Previdência e paridade com os militares.
"Hoje, o sentimento que nós carregamos é o sentimento de traição. É o sentimento de traição porque nós fomos esquecidos. E fomos esquecidos propositalmente", declarou um dos manifestantes em discurso.