A informação foi transmitida pelo vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, nesta quarta-feira (22). A reunião servirá para estabelecer parâmetros após o Irã suspender parte de suas obrigações sob o JCPOA.
"Nós estamos a favor dessa reunião [da comissão conjunta]. Nós temos que ter uma discussão franca […]. Há uma larga quantidade de questões que temos que discutir, incluindo o mecanismo INSTEX, [especificamente] como operar as contas de comércio, como fazer [o mecanismo] se abrir a terceiros países, como expandir suas funções para incluir as exportações de petróleo bruto. Esses tópicos precisam ser discutidos pela comissão conjunta", disse Ryabkov a jornalistas. O vice-ministro também acrescentou que a União Europeia ainda não comentou a iniciativa.
O mecanismo cria um canal para transações que driblem as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irã e garanta que os signatários — China, França, Alemanha, Rússia, União Europeia e Reino Unido — possam manter relações comerciais com Teerã.
A suspensão parcial do Irã de suas obrigações sob o acordo nuclear foi disparada após a saída unilateral dos EUA do JCPOA em maio de 2018. Desde então, o presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou sanções com o Irã, o que levou ao aumento das tensões entre Washington e Teerã.