"Nesta regra final, o Escritório de Indústria e Segurança (BIS) altera os Regulamentos da Administração de Exportações (EAR) para retirar a Venezuela do Grupo B, que concede tratamento favorável a certas exportações de produtos controlados pela Segurança Nacional, e transfere a Venezuela para o Grupo D:1, que agrupa países que geram preocupações para a segurança nacional", cita o relatório divulgado em 22 de maio.
O texto explica que o motivo da mudança de grupo se deve à "introdução de pessoal e equipamentos militares estrangeiros na Venezuela".
"As mudanças nesta regra final também harmonizam melhor as designações de Grupos de Países quanto à Venezuela com outras disposições da EAR relacionadas à segurança nacional que já se aplicam à Venezuela", acrescenta a declaração.
Em meio à atual tensão política no governo bolivariano, a Venezuela acusa os EUA de estimularem e apoiarem as tentativas de golpe de Estado, que vêm aumentando desde janeiro, principalmente após à autoproclamação a presidente interino do líder da oposição Juan Guaidó, que ganhou suporte de mais de 50 países.