Casamentos sologâmicos já foram realizados em vários países, mas no Brasil esta celebração é a primeira. "Estou tão feliz e tão bem comigo que quis fazer festa para mim e casar comigo", disse a empresária de Belo Horizonte.
Segundo o portal Estado de Mina, Jussara irá sozinha para o altar, mas depois será recebida pela filha Maria Laura, de 21 anos, e vai pegar o buquê das mãos dela. E a cerimônia será realizada pela amiga da noiva.
Ao invés da troca de alianças para marcar o evento especial, Jussara fez uma tatuagem de mulher com asas que significa "luta e renascimento". Ela fará os votos olhando para o espelho. Todos os 100 convidados também vão receber espelhos para "fazer votos de amor próprio".
Casamentos sologâmicos não têm previsão legal e ainda não se popularizaram, por isso muita gente estranha a ideia de Jussara. Ela diz que o status de casada não a impede de se relacionar com outras pessoas, e que o casamento é uma marca do amor próprio.
Muitas mulheres, diz ela, sonham em pôr um vestido branco de noiva, sendo o casamento sologâmico a solução para que o sonho seja realizado sem necessidade de ter um companheiro.
Jussara criou a empresa "Eu comigo evento" que é especializada em realizar casamentos de uma pessoa. "Trabalho com cerimonial de casamento há 20 anos, mas a vontade é genuína", destaca a empresária.