Uma das particularidades deste meio de transporte, além do interior luxuoso, é a blindagem dele. Até recentemente, era possível avaliá-la apenas pelos relatos de testemunhas. Porém, graças a um vídeo, agora é possível ver como é a proteção da "fortaleza sobre rodas" norte-coreana.
Na web surgiu um vídeo mostrando o trem de Kim Jong-un de um ângulo incomum, a partir de baixo. A câmera estava instalada entre os trilhos, enquanto os vagões passavam por cima dela, mostrando "a barriga" do trem presidencial.
"O fato de a câmera não ter sido vista por ninguém foi obra do acaso e do cálculo, já que as vias foram inspecionadas antes de o trem passar", disse o dirigente do canal RailWay.
Além disso, antes do trem norte-coreano, pelas mesmas vias passou uma locomotiva de "teste" para prevenir possíveis obstáculos inesperados no caminho do líder da Coreia do Norte.
O autor comentou aquilo que conseguiu ver nas imagens do vídeo.
"Debaixo do trem dá para ver que ele é incomum. O primeiro que se destaca são os freios a disco", disse. Tal tipo de freios se destaca pelo funcionamento estável e alta resistência ao impacto de água, poluição, além do impacto térmico.
"Aqui há 12 vagões. São parecidos com os chineses, só que por fora dá para perceber que não são comuns. Portando, trocar truques ferroviários incomuns em todos os vagões demoraria bastante tempo e não é prático, eu acho. O mais fácil é fazer um par de rodas com a largura entre trilhos ajustável", disse.