Dados de radar e satélite mostram como o avião, pilotado pelo comandante Zaharie Shah, mudou subitamente de rumo e sobrevoou a Malásia antes de virar para o sul de Penang e depois para o sul do oceano Índico, sendo que o último sinal de tráfego aéreo foi emitido às 1h19 sobre o mar do Sul da China, comunica o tabloide britânico Express.
Zaharie Shah tem estado sob escrutínio ao longo dos anos, com alegações que o acusam de participar de uma missão suicida levando seus passageiros consigo.
Uma fonte anônima disse ao jornal malaio Berita Harian em 2014 que não "descarta a possibilidade de que o avião tenha pousado em uma pista que pode não ser fortemente monitorada, além das teorias de que o avião pousou no mar, em colinas ou em um espaço aberto".
"A informação do simulador mostra apenas a possibilidade de planejamento […] Ele não revela o que aconteceu na noite do seu desaparecimento nem onde a aeronave está localizada", declarou um porta-voz do Escritório Australiano de Segurança no Transporte (ATSB) – o órgão que está liderando a busca pelo avião.
O piloto aposentado Christopher Goodfellow acredita que a súbita mudança de direção do MH370 não foi um erro e que o comandante experiente estava bem ciente de todos os aeroportos próximos da região antes da viagem.
Apesar de vários destroços que pertenceriam ao avião terem sido encontrados no litoral de ilhas do oceano Índico, a procura pela aeronave foi terminada em 2018.