A descoberta pode desvendar a história de um antigo reino. Segundo o professor Yucel Senyurt, chefe da escavação, os hieróglifos encontrados são inestimáveis, pertencem ao Reino Tabal e contribuirão muito para conhecer melhor a história deste reino neo-hitita.
De acordo com um morador da região, o estábulo tem sido utilizado por moradores, que mantinham seu gado no interior. Após a descoberta, o local está sendo protegido pelas autoridades, informa o Daily Sabah.
Rare 3,500-year-old hieroglyphs discovered inside a barn in Turkey's Cappadocia region will shed light on the history of the Neo-Hittite Tabal Kingdom, excavation head sayshttps://t.co/5hSCydzfdm pic.twitter.com/WxejMVsLEA
— DAILY SABAH (@DailySabah) 25 de maio de 2019
A descoberta de hieróglifos raros de 3.500 anos em um estábulo na região da Capadócia na Turquia ajudará a desvendar a história do Reino Tabal Neo-Hitita, afirma o chefe da escavação.
"Os moradores da vila estão extremamente felizes por as autoridades estarem tomando todas as medidas para proteger a História", afirmou Dervis Uçar, um dos moradores da região.
As pedras deverão ser removidas por especialistas e ser transferidas para a Diretoria do Museu Nevsehir, a fim de serem utilizadas em pesquisas futuras.
Estados neo-hititas é o nome atribuído a uma série de reinos, principados e cidades-Estado que existiram no Sudeste da Anatólia e Norte da atual Síria entre a queda do Império Hitita, no início do século XII a.C. e a conquista dessas regiões por parte do Novo Império Assírio.