Segundo os dados do USGS, o terremoto ocorreu a cerca de 180 quilômetros a leste da cidade de Moyobamba, a uma profundidade de 105 quilômetros.
O Ministério da Habitação, Construção e Saneamento do Peru informou que foram ativados os protocolos para atender emergências em todos os centros de saúde em meio ao forte terremoto "que acaba de ser sentido em Loreto e em várias regiões do país".
Anteriormente, o USGS relatou que o terremoto teve a magnitude de 7,5.
Segundo o Instituto Geofísico do Equador, o terremoto sacudiu a cidade de Yantzaza, na província de Zamora. Internautas relatam que o sismo também foi sentido na cidade de Guayaquil.
De acordo com usuários do Twitter e a mídia, o tremor também foi sentido no Equador, Colômbia e Brasil.
Terremoto em Manaus agora…. pic.twitter.com/NfloyTMSRD
— Anderson Dantas (@Aderdantas) 26 de maio de 2019
Testemunham disseram que a duração do terremoto foi de vários minutos.
Essa sou eu nervosa gravando vídeo do terremoto pra provar pros meus pais que tava tremendo (isso foi antes de demorar demais pra parar o tremor e eu decidir acordá-los) pic.twitter.com/QRDL8Gfgek
— Aline Lira (@alineliraa) 26 de maio de 2019
No momento, no Peru há 1 pessoa morta, 11 pessoas feridas e 48 casas danificadas pelo terremoto desta madrugada, informou o Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) do país. O monitoramento nas áreas vulneráveis continua.
Além disso, uma réplica de magnitude 4,9 abalou o Peru três horas depois do poderoso terremoto de magnitude 8,0 que atingiu o país.