A gigante sul-coreana de tecnologia Samsung pode usar a atual situação da Huawei para fortalecer suas posições no mercado de smartphones, afirma um relatório da Fitch Ratings citado pela Reuters. Em meio à guerra comercial entre Washington e Pequim, o gigante norte-americano de tecnologia Google, fabricante do sistema operacional Android, e a British ARM Company, desenvolvedora de processadores móveis, anunciaram sua decisão de cortar os laços com o fabricante chinês.
Enquanto isso, Fitch apontou que a empresa de tecnologia americana Apple provavelmente também sofrerá com a guerra comercial, já que a empresa provavelmente perderá seu mercado na China.
No início deste mês, o governo dos EUA atacou a Huawei com severas sanções, proibindo a empresa de realizar negócios com empresas norte-americanas. A empresa foi acusada de violar sanções anti-iranianas, restabelecidas depois que os EUA se retiraram unilateralmente do acordo nuclear com o país (JCPOA).
A empresa também foi forçada para fora do mercado sem fio 5G dos EUA sob o pretexto de que a tecnologia chinesa poderia ser usada por Pequim para espionar os Estados Unidos e o resto do mundo.