A pedido da Turquia, o fornecimento de sistemas de defesa antiaérea S-400 vai ser realizado mais rápido do que o planejado, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29).
"Não há nenhum atraso, está tudo normal", acrescentou Dmitry Peskov.
No entanto, a empresa russa Rosoboronexport, responsável pela exportação e importação de material bélico, informou não haver nenhuma mudança no prazo do fornecimento de S-400 para a Turquia.
"Não há mudanças no prazo de entrega dos sistemas russos de defesa antiaérea S-400 para a Turquia", afirmou um representante da empresa a jornalistas.
Turquia destacou repetidas vezes que não planeja abandonar o contrato de compra de sistemas russos de defesa antiaérea S-400, mesmo sendo pressionada incansavelmente pelos Estados Unidos com ameaça de sanções econômicas e com a possibilidade de ser excluída do programa de desenvolvimento do caça F-35.
De acordo com Washington, a compra de S-400 pela Turquia, que é um país-membro da OTAN, poria em risco os segredos do equipamento bélico tanto da Aliança como de seus caças de combate F-35, acreditando, ainda, haver chance de dados secretos serem repassados pela Turquia para a Rússia.