EUA anunciam tarifas de 5% sobre produtos mexicanos

© AP Photo / Daniel Ochoa de OlzaUm migrante em Tijuana, México pula a fronteira para entrar na cidade americana de San Diego, na Califórnia.
Um migrante em Tijuana, México pula a fronteira para entrar na cidade americana de San Diego, na Califórnia. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira a imposição de uma tarifa básica de 5% sobre as importações mexicanas, a fim de pressionar o México a reprimir os refugiados centro-americanos que passam pelo país com destino aos EUA.

A declaração oficial era esperada nesta sexta-feira, segundo o Washington Post, observando que alguns assessores da Casa Branca tentavam convencer o líder norte-americano a desistir da ideia, citando riscos aos mercados financeiros internacionais e até mesmo ao acordo comercial entre os dois países e o Canadá.

No entanto, Trump parece ter decidido não atender a esses pedidos:

​"No dia 10 de junho, os Estados Unidos irão impor uma tarifa de 5% sobre todos os bens que entram em nosso país a partir do México, até que os migrantes ilegais vindos do México para o nosso país sejam parados. A Tarifa aumentará gradualmente até que o problema da imigração ilegal seja remediado", afirmou o presidente dos EUA.

Em um documento divulgado mais tarde pela Casa Branca, Trump observou que as tarifas dobrarão para 10% em 1º de julho, e, depois, aumentarão outros 5% no início de cada mês subseqüente até que cheguem a 25%.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала