Em comunicado, foi declarado que pilotos da 56ª Asa de Caça da Base Aérea Luke, no Arizona, estavam simulando combate aéreo e, acidentalmente, criaram a figura no céu.
That F-35 sky penis above Luke AFB? It wasn’t intended to be a sky penis, base says. New on @AirForceTimes: https://t.co/UTLKqmwnX3 pic.twitter.com/5mb4IeRebv
— Stephen Losey (@StephenLosey) 30 de maio de 2019
"Nós vimos fotos que estão circulando on-line da tarde desta terça-feira [28]. A liderança sênior da 56ª Asa de Caça revisou a gravação do treinamento e confirmou que F-35 conduziram manobras militares padronizadas de treinamento no espaço aéreo militar de Gladden e Bagdad, resultando na criação das linhas de condensação", de acordo com o comunicado, que adiciona que "não houve nenhum comportamento prejudicial ou inadequado durante o voo de treino".
Durante simulação, duas equipes de caças F-35 treinaram combate, uma com quatro aeronaves (equipe "vermelha") e outra com duas (equipe "azul"), cita Fox News as palavras da major Rebecca Heyse, enviadas por e-mail. Quando a equipe de quatro caças recuou, a equipe de dois caças começou a circular antes de recomeçar, revelou a major.
"As linhas de condensação foram feitas pelos dois caças enquanto estavam dando início ao combate com os quatro caças", disse a major, adicionando que "o que não é visto nas fotos é uma terceira linha de condensação paralela às duas na foto".
Além das imagens, o áudio dos voos foi analisado pela liderança, confirmando, assim, o depoimento dos pilotos de que o desenho não foi planejado.
Uma investigação da Marinha revelou recentemente que dois oficiais coordenaram um incidente similar em 2017. Um deles sugeriu que fosse desenhado "um grande pênis, o que seria bem legal".