EUA exigem que Alemanha aumente gastos em defesa para 'intimidar a Rússia'

© AFP 2023 / CHRISTOF STACHESoldados alemães em frente de veículo de trasporte de tropas Boxer depois de exercícios no sul da Alemanha
Soldados alemães em frente de veículo de trasporte de tropas Boxer depois de exercícios no sul da Alemanha - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Alemanha deve aumentar os gastos com a defesa para 2% do PIB, já que a OTAN é um instrumento importante para "intimidar a Rússia", disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, ao jornal BILD.

Mike Pompeo, que chegou em 31 de maio a Berlim para se encontrar com a chanceler alemã Angela Merkel e o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, afirmou na entrevista para o tabloide BILD que "a decisão mais difícil está nas mãos do povo alemão".

"A OTAN é um instrumento extremamente importante para intimidar a Rússia. A Alemanha, com sua capacidade e riqueza, deve entender que deve contribuir com algo, pelo menos com o que prometeu a si mesma", disse o secretário de Estado dos EUA.

Presidente dos EUA, Donald Trump em frente à logo da OTAN - Sputnik Brasil
Nova estratégia expõe OTAN como 'Forças Armadas dos EUA de fachada', diz especialista
Pompeo destacou que o governo alemão fez uma promessa de gastar 2% do PIB na defesa e que as pessoas devem exigir que o governo cumpra a promessa.

"Esperamos que a Alemanha faça mais. O governo alemão entende a ameaça de um programa de mísseis e a agressão regional (do Irã — ed.). Esses riscos são reais", adicionou Pompeo, acrescentando que "os democratas livres têm a obrigação de proteger o mundo das ameaças", e que ele "espera que a Alemanha seja um parceiro".

Anteriormente, após a reunião com Pompeo, Heiko Maas disse que a Alemanha e os EUA estavam interessados em boas relações com a Rússia e em um diálogo de trabalho para resolver os conflitos internacionais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала