O monte Etna, o vulcão mais ativo da Europa, mostrou mais uma vez seu "temperamento", entrando em erupção na noite de sexta e no sábado de manhã. O Etna produziu uma grande quantidade de fumaça e lava, que tingiram o céu sobre a ilha italiana de vermelho e preto, comunica Euronews.
Boris Behncke, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, que mora nas proximidades do monte, divulgou algumas imagens do vulcão, mostrando a beleza e o perigo das forças da natureza.
Scenes of #Etna's new, sub-terminal eruption, during the night of 30-31 May 2019, seen from Santa Venerina, Fiumefreddo and (last photo) Tremestieri Etneo. "Sub-terminal" means the eruption is occurring close to the summit craters, generally at around 2900-3000 m elevation pic.twitter.com/6uBXJTShkV
— Boris Behncke (@etnaboris) 31 de maio de 2019
Cenas da nova erupção sub-terminal do # Etna, na noite de 30 para 31 de maio de 2019, vista de Santa Venerina, Fiumefreddo e (última foto) Tremestieri Etneo. "Sub-terminal" significa que a erupção está ocorrendo perto das crateras do cume, geralmente à altitude de 2.900-3.000 metros.
O Etna é o maior dos três vulcões ativos na Itália, está situado a 3,3 mil metros de altitude. Sua última erupção mais forte ocorreu em 1992, quando a lava quase destruiu totalmente a cidade de Zafferana.