"Ouvi dizer que a Rússia, a Síria e, em menor grau, o Irã estão bombardeando brutalmente a província de Idlib na Síria e matando indiscriminadamente muitos civis inocentes… O mundo está vendo essa carnificina… Qual é o propósito, o que pretendem? "Parem!", publicou Trump em seu Twitter.
Hearing word that Russia, Syria and, to a lesser extent, Iran, are bombing the hell out of Idlib Province in Syria, and indiscriminately killing many innocent civilians. The World is watching this butchery. What is the purpose, what will it get you? STOP!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 2 de junho de 2019
Na província de Idlib, onde os grupos derrotados na luta contra o governo sírio e que se recusaram a depor as armas se abrigaram, existe mais de uma dúzia de grupos armados diferentes. A maior parte desses grupos coopera com a Frente al-Nusra (também conhecida como Hayat Tahrir al Sham).
A Síria vive uma guerra civil desde março de 2011. As forças do governo são confrontadas por facções armadas da oposição e grupos terroristas. Centenas de milhares de pessoas perderam a vida durante o conflito no país árabe.
A solução para a crise é buscada em duas plataformas. Uma em Genebra, sob os auspícios da ONU, e outra em Astana (capital do Cazaquistão), com apoio da Rússia, da Turquia e do Irã.