O encontro dos dois presidentes se dá bem no início da disputa de Macri por seu segundo mandato. Bolsonaro já se mostrou temoroso com a possibilidade de vitória da chapa de Cristina Kirchner, que lidera as pesquisas de intenção de voto. Macri tenta superar o péssimo desempenho econômico do país para se reeleger.
Em entrevista à Sputnik Brasil, a professora de Relações Internacionais da Unifesp, Regiane Bressan, destacou que a visita oficial de Bolsonaro à Argentina representa um retorno do Brasil para a agenda regional.
"Muito importante essa visita para que o Brasil volte a botar um pouco a agenda regional na pauta de política externa. Já que desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência, ele colocou distância nas relações com os países vizinhos, inclusive se opondo bastante ao governo venezuelano", observou.
Ao falar sobre as convergências políticas entre Mauricio Macri e Jair Bolsonaro, a especialista afirmou que os dois líderes combinam nas suas propostas econômicas, visando uma agenda liberal. Ela destacou que "os dois tentam retomar aquele Mercosul de abertura comercial, deixando a agenda de políticas sociais em segundo plano, agenda essa que foi levantada na época de Lula e Neston Kirchner"
Além disso, de acordo com ela, uma eventual vitória de Kirchner faria com que "o Brasil tenha ainda menos condições de negociar regionalmente".
"A gente tem que lembrar que embora Bolsonaro e Macri têm convergências nas relações econômicas, mas a Argentina se encontra numa situação de muita deterioração. As exportações brasileiras este ano caíram muita para a Argentina", ponderou.
Ao comentar as perspectivas para o resultado das eleições na Argentina, a professora de Relações Internacionais disse acreditar que Mauricio Macri tem mais chance de se reeleger.
"A população argentina está bastante descontente com o governo do Mauricio Macri, e é uma população bastante articulada [...] ao mesmo tempo, o cenário aponta para essa onda da direita, então eu apostaria inicialmente numa reeleição do Macri, ainda que a Argentina se encontre nesta situação", completou.