Aleksandr Schetinin, chefe do Departamento Latino-americano do MRE russo, declarou, às margens do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que a Rússia está pronta para ampliar a presença de especialistas militares na Venezuela.
"Se a quantidade [presente na Venezuela] não for necessária, todos eles voltarão. Trata-se de uma questão absolutamente técnica, relacionada ao cumprimento de contratos específicos de execução de um volume de trabalho específico", declarou.
Aleksandr Schetinin anunciou um novo fornecimento de ajuda humanitária para o país caribenho e recordou a nova fase das conversações em Oslo entre representantes venezuelanos da oposição e do governo.
Anteriormente, o presidente russo, Vladimir Putin, informou que a Rússia realizou o fornecimento oficial de material militar à Venezuela e agora deve ser efetuada a manutenção do equipamento fornecido.
Mais cedo, o embaixador da Rússia na Venezuela, Vladimir Zaemsky, afirmou que não havia nenhuma conversa sobre diminuição de pessoal no país. Além disso, ele destacou que a manutenção do equipamento estava sendo realizada em conformidade com as obrigações da Rússia e Venezuela.