Quando perguntado se haveria um "Fort Trump" na Polônia, Shanahan disse aos repórteres: "Bem, essa é uma ótima pergunta. Por que não deixamos o presidente Trump fazer qualquer anúncio desse tipo?"
Shanahan disse que o Pentágono está empenhado em continuar a construção da base de defesa de mísseis e espera concluí-la de acordo com o cronograma estabelecido na Revisão de Defesa contra Mísseis.
"A construção continua. Houve alguns atrasos, (...) mas temos um plano de recuperação em andamento e a Agência de Defesa contra Mísseis está supervisionando isso", acrescentou Shanahan.
Um alto funcionário da administração dos EUA disse a repórteres na terça-feira que Trump e o presidente polonês Andrzej Duda farão um anúncio significativo na quarta-feira sobre o reforço da postura de dissuasão na Europa.
O Financial Times informou no início de junho que os Estados Unidos e a Polônia estão perto de fechar um acordo para aumentar o número de tropas americanas estacionadas no país da Europa Oriental. No ano passado, Trump disse que os Estados Unidos estavam considerando estabelecer uma base militar permanente na Polônia.
O presidente polonês estará em Washington nesta quarta-feira para discutir uma série de interesses bilaterais, incluindo segurança, comércio, energia e aprofundamento da parceria de segurança.