O Congresso Mundial das Câmaras de Comércio reúne a cada dois anos, desde 1999, câmaras de comércio do mundo inteiro com o objetivo de conectar lideranças no mundo dos negócios.
Entre os principais convidados do evento estavam representantes da Rússia, assim como os chineses da Câmara Internacional de Comércio da Nova Rota da Seda.
O evento foi sediado na Barra da Tijuca, bairro de elite na zona oeste da capital fluminense.
Crivella quer 10 mil câmeras de reconhecimento facial no Rio
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, falou aos presentes sobre parcerias e investimentos, revelando projetos para a cidade.
"Nós precisamos de pessoas para investir, pessoas importantes, para trabalhar juntos conosco", disse, em inglês, aos presentes.
Além disso, Crivella citou planos para a construção do autódromo de Deodoro para sediar eventos da Fórmula 1.
Witzel anuncia privatização do Porto do Rio
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, também marcou presença no evento, e anunciou conversas para a privatização do Porto da cidade do Rio de Janeiro.
"Um importante avanço para que possamos melhorar o desempenho deste Porto, que é tão
importante para o Brasil e para o Estado do Rio de Janeiro", disse o governador, enaltecendo a cidade como berço da indústria naval, criativa e também de petróleo e gás.
O governador ainda afirmou aos investidores que esperar diversas oportunidades de negócios nos próximos anos devido aos leilões do Pré-Sal na região. Segundo ele, o governo aguarda mais de US$ 250 bilhões em investimentos.
A produção decorrente da exploração da Bacia de Campos, segundo ele, é uma oportunidade de reativação dos estaleiros da região.
"Vamos revolucionar o segmento e o estado do Rio de Janeiro, transformando o nosso estado em protagonista na transição energética mundial", disse Witzel.
O Congresso Mundial das Câmaras de Comércio tem dezenas de representantes comerciais e investidores do mundo inteiro e termina na sexta-feira (14).