Um caça furtivo F-35 sobrevoou a Casa Branca na quarta-feira (12), cruzando assim um espaço aéreo restrito, por ocasião da visita oficial aos EUA do presidente da Polônia, Andrzej Duda, que acaba de comprar um lote destes aviões.
A Casa Branca anunciou no Twitter o voo dessa aeronave sobre a residência presidencial, um evento que ocorre muito raramente.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que havia chegado a um acordo com a Polônia sobre a compra dos mais novos caças-bombardeiros F-35 norte-americanos, informou a Reuters.
WhiteHouse: In honor of today’s visit by President Duda of the Republic of Poland, an F-35 Joint Strike Fighter aircraft conducted a historic flyover above the White House! pic.twitter.com/RX6i2Apk5S
— Lt. Andy Norris (@LtAndyNorris) 13 de junho de 2019
Casa Branca: em homenagem à visita de hoje do presidente Andrzej Duda da Polônia, um caça F-35 realizou um voo histórico sobre a Casa Branca!
Presidents Trump and Duda and First Ladies look skyward for flyover of F-35 stealth jet fighter. Was visible circling Washington Monument. Flyover followed signing ceremony for Polish purchase of F-35s. pic.twitter.com/m57Sw83xNV
— Mark Knoller (@markknoller) 12 de junho de 2019
Presidentes Trump e Duda, junto com as primeiras-damas, assistem o voo do caça F-35. Ele foi visível voando em torno do Monumento de Washington. O voo se seguiu à cerimônia de assinatura de compra dos F-35 pela Polônia
"Celebramos a compra pela Polônia de um grande número de aviões F-35", citou a agência as palavras de Trump.
Em março, o ministro polonês da Defesa assinou um plano de modernização técnica das Forças Armadas do país até 2026, que prevê a compra de 32 caças F-35 americanos de quinta geração.