De acordo com o portal, um novo sistema de lançamento mísseis foi usado neste ataque. Ele é mais compacto dos que foram anteriormente apresentados na web e pode ser rebocado por um caminhão convencional.
Libya- video of GNA forces purportedly firing S-125 Neva-Pechora SA-3 Goa against LNA ground targets in Tripoli. https://t.co/AseDPE5DBg pic.twitter.com/LDNnNHWj9G via @Oded121351 #Libya
— Liveuamap MiddleEast (@lummideast) 14 de junho de 2019
Líbia - vídeo das forças do GNA alegadamente disparando um S-125 Neva-Petchora SA-3 contra alvos terrestres do LNA em Trípoli
Os apoiantes do Exército Nacional Líbio (LNA) do marechal Khalifa Haftar acusam os adversários de usarem os sistemas para bombardear a cidade densamente povoada de Qasr-Ben-Hashir. Desta vez, porém, o míssil se dirigiu para outro lado, o que pode ter salvo os habitantes locais. Pelo menos até agora, ainda não houve relatos de baixas ou danos.
Como explica o Russkoe Oruzhie, o uso de armas destinadas a defesa antiaérea contra alvos terrestres tem sido uma característica dos últimos três anos de guerra civil na Líbia, e em diversos armazéns ainda há um grande número de mísseis para os sistemas S-125.