"Os últimos ataques contra petroleiros na Baía de Omã acenderam mais uma vez os desenvolvimentos em torno do Irã. Os EUA como se já estivessem" preparados ", colocaram o Irã na mira e reuniram mais forças militares na região ... A exacerbação "A situação atual em torno do Irã não é um bom presságio para os povos... Abandone todas as bases estrangeiras dos EUA e da OTAN na Grécia. Devolva todas as forças militares gregas que estão participando das missões da Otan e da UE", disse o partido em seu comunicado.
O KKE especula que as ações dos Estados Unidos na região estavam arraigadas na "competição das potências imperialistas pelo controle dos recursos energéticos, pelas estradas de transporte de recursos energéticos e commodities, por quotas de mercado".
A sigla também acusou outros partidos gregos, como Syriza, Nova Democracia e Movimento pela Mudança, que defendem a cooperação estratégica com Washington, de criar riscos para a Grécia.
Embora as circunstâncias em torno do incidente ainda não estejam claras, o presidente dos EUA, Donald Trump, acusou diretamente o Irã pelo ataque.