Com essa ação, o clérigo católico quer deter a violência na capital do distrito de Valle del Cauca.
O bispo que pensou nos meios não convencionais para conter o crime já ganhou o apoio da Marinha Nacional para o seu plano de derramar água sobre toda a população para expulsar os demônios.
"Queremos percorrer toda Buenaventura desde o ar e derramar água benta sobre ela para ver se realizamos um exorcismo, [poderemos] expulsar todos os demônios que estão destruindo nosso porto, para que a bênção de Deus venha e nos livre de toda a maldade que há nas nossas ruas", disse o bispo à emissora colombiana Blu Radio, citada pelo Daily Mail.
O anúncio dele aconteceu cerca de uma semana depois que foi descoberto o corpo de Diana Tatiana Rodriguez, de dez anos, que supostamente tinha sido abusada e torturada antes de sua morte. Esse incidente chocou a cidade e todo o país.
Nos últimos meses em Buenaventura se registrou um aumento da violência, com 51 assassinatos registrados de janeiro a maio – mais 20 mortes do que no mesmo período do ano passado. A cidade foi alegadamente um dos municípios que mais sofreram com o conflito militar na Colômbia e se tornou um local estratégico para os traficantes de drogas contrabandearem cocaína para os EUA.