Recentemente, Anatoly Gulyaev, chefe da Direção-Geral de Armamento das Forças Armadas da Rússia, afirmou que todos os caças Su-57 serão equipados com armamentos superiores por suas características aos análogos estrangeiros. Dmitry Drozdenko, um especialista na área da aviação, falou para o serviço russo da Rádio Sputnik sobre as características distintivas do Su-57.
"Como desvantagem desse avião eu poderia destacar que ainda não existem muitos de tais caças. Suas vantagens incluem, em primeiro lugar, sua invisibilidade harmoniosamente combinada com a supermanobrabilidade. Entre as vantagens indiscutíveis também está o seu sistema eletrônico”, disse Drozdenko.
Especialista indica que sistemas semelhantes, mais de pior qualidade, tem o F-35 americano. Ele é o chamado radar de varrimento eletrônico, que fornece uma visão circular a partir da aeronave. O Su-57 tem estes sistemas integrados no revestimento.
"O sistema óptico instalado nele é o nosso trunfo, ele nos permite detectar alvos potenciais a uma distância muito grande no modo infravermelho passivo, sem irradiar os objetivos. Tal sistema também apareceu no F-35, mas suas características são inferiores", explicou ele.
De acordo com Drozdenko, é por isso que nas redes aparecem periodicamente imagens em que até os mais antigos caças Su-35 engajam F-22 americanos e outras aeronaves similares na mira. “Quanto às armas a serem instaladas no Su-57, ainda não sabemos o que será escolhido exatamente. Mas sabe-se que essas armas serão superiores às estrangeiras", conclui o especialista.