Sergei Khatylev, especialista militar e ex-chefe das tropas de mísseis antiaéreos do Comando das Forças Especiais da Força Aérea da Rússia, revelou para o serviço russo da Rádio Sputnik alguns detalhes dos sistemas S-350.
"O sistema S-350 tem como característica sua quantidade de munições aumentada, com um máximo de 16 mísseis de diferentes modificações. Estes sistemas serão usados para criar uma defesa antiaérea multiescalonada. Costumávamos ter sistemas S-200, S-300, S-75, S-125, ou seja, um sistema de defesa antiaérea estritamente escalonado com sistemas de médio, curto e longo alcance."
Segundo o especialista, suas zonas se sobrepunham muitas vezes. Mas, devido ao fato de a vida útil e os sistemas terem ficado desatualizados, durante muito tempo existia praticamente apenas o sistema S-300.
"Mas agora surgiram os sistemas S-400, S-500 e Vityaz. E este sistema terá seu lugar no esquema escalonado de defesa antiaérea precisamente para aumentar as capacidades de combate da defesa antiaérea”, indica Khatylev.
Em outras palavras, segundo ele, o comissionamento e adoção do sistema Vityaz, que ocupará seu lugar entre os sistemas de médio alcance, o que permitirá aumentar as capacidades de combate dos agrupamentos de defesa antiaérea.
O sistema S-350 Vityaz é um novo sistema de defesa antiaérea. Ele foi projetado para substituir o sistema S-300V. O novo sistema é capaz de atingir todos os alvos aéreos existentes e potenciais, incluindo mísseis de cruzeiro. Pela primeira vez o sistema será apresentado ao público no Fórum Internacional Técnico Militar Army 2019, perto de Moscou.