Segundo as IDF, trata-se dos exercícios "mais extensos" dos dois últimos anos.
"Hoje as Forças de Defesa de Israel realizaram os maiores exercícios militares no Vale do Jordão e norte de Israel. Vários tipos de tropas treinaram todo o tipo de cenários de potenciais ações militares no Líbano", revelou as IDF.
The IDF just completed the MOST EXTENSIVE exercise in the past two years, where Israel’s Ground Forces, Air Force, & Navy ALL participated in a large-scale military maneuver, training for potential combat & practicing urban warfare.
— Israel Defense Forces (@IDF) 20 de junho de 2019
This is readiness.
This is the IDF. pic.twitter.com/Dk80AGR9F6
"Forças Terrestres, Força Aérea e Marinha de Israel participaram dos exercícios militares de grande escala, realizaram treinamentos para combate potencial e praticaram guerra urbana. Isto é prontidão. Isto são as IDF", lê-se no comunicado.
Longo conflito
Entre Israel e o Líbano não há relações diplomáticas. As forças de segurança israelenses até chamam o Líbano de "país inimigo".
As relações entre o Líbano e Israel têm permanecido tensas por muitas décadas e as tensões aumentaram recentemente em meio às suspeitas israelenses de que o movimento xiita Hezbollah sediado no Líbano estava sendo usado pelo Irã para travar uma guerra contra Israel.
Israel e o Hezbollah entraram em confronto em 2006, com forças israelenses invadindo o Líbano depois que o Hezbollah sequestrou dois soldados israelenses em um ataque na fronteira. O longo conflito, que durou 34 dias e ceifou a vida de mais de 1.300 pessoas, foi interrompido por um cessar-fogo mediado pela ONU.