O Departamento de Estado dos EUA desmentiu os relatos que o presidente norte-americano Donald Trump teria, alegadamente, enviado uma mensagem sobre o plano de atacar Teerã via um canal de Omã, confirmando a declaração do Irã que nenhuma mensagem dos EUA tinha sido recebida.
Os EUA consideram os relatos sobre a mensagem anunciando intenções de realizar um ataque contra o Irã como pura propaganda.
Reports that a message was passed last night to the Iranians via an Omani back channel are completely false. These reports are pure Iranian propaganda. #Iran needs to meet our diplomacy with diplomacy.
— Morgan Ortagus (@statedeptspox) 22 de junho de 2019
"Os relatos que uma mensagem foi enviada para os iranianos via um canal de retorno do Omã são completamente falsos. Esses relatos são propaganda iraniana pura. O Irã deve receber nossa diplomacia com diplomacia", escreveu na sexta-feira (21) no Twitter a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.
Na sexta-feira (21), a Reuters informou que Teerã recebeu uma mensagem de Donald Trump, segundo a qual os EUA haviam avisado sobre os planos de realizar um ataque contra a República Islâmica do Irã na sequência da derrubada de um drone de reconhecimento dos EUA sobre o Irã.
De acordo com a mídia britânica, Teerã teve pouco tempo para responder ao aviso, mas o porta-voz do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Keivan Khosravi, desmentiu o relato.