Como relata o canal de televisão espanhol Antena 3, o avião russo passou perto do navio espanhol "a uma velocidade relativamente baixa" e a baixa altitude. A aeronave foi detectada por radar, mas suas manobras não foram "consideradas perigosas", então não houve medidas de resposta, acrescentou o canal.
Os exercícios navais anuais da OTAN BALTOPS 2019 tiveram início no mar Báltico a 9 de junho. Dos exercícios participam 44 navios, 40 aeronaves, bem como cerca de 12.000 militares.
As manobras são monitoradas pelas Forças Armadas da Rússia. Dois grupos navais de ataque de mísseis, um grupo de busca e ataque, aeronaves da Marinha russa e sistemas de mísseis costeiros Bastion estão em serviço.
Recentemente, caças Su-27 russos interceptaram bombardeiros B-52H americanos que se aproximavam da fronteira russa a partir do mar Negro e do mar Báltico. Além disso, na semana passada, um avião russo Su-27 decolou para interceptar dois aviões de reconhecimento, um RC-135 americano e um Gulf Stream sueco. O piloto escoltou-os sobre o mar Báltico cumprindo todas as medidas de segurança e evitando a violação da fronteira aérea russa.