Segundo o documento, é necessário enviar mais tropas norte-americanas para a região, porque, na opinião do autor do relatório, os Estados bálticos podem se tornar para Moscou em "um meio para destruir a arquitetura da segurança da Europa".
"Nos últimos dez anos a Federação da Rússia demonstrou a intenção de solapar a arquitetura da segurança europeia. O risco de um conflito militar entre a OTAN e a Rússia é baixo, mas não se pode deixar de o considerar como uma probabilidade. Para reduzir os riscos, o potencial de dissuasão da OTAN nos países bálticos deve ser reforçado com um envio de tropas estadunidenses para solo báltico. O desdobramento de militares deve completar os acordos existentes sobre o aumento de presença avançada", escreveu o autor.
Anteriormente, o Congresso dos EUA propôs oferecer aos membros da OTAN da Europa Oriental, que usam o material bélico fabricado na União Soviética, créditos para comprar equipamento militar americano. Na opinião dos legisladores, os aliados da Aliança Atlântica estão na dependência de Moscou porque eles são obrigados a comprar peças de reposição na Rússia.