"Os testes transversais do sistema de mísseis antiaéreos Strela-10ML [ou sistema de mísseis antiaéreos Sosna, quando feito para exportação] foram concluídos com sucesso em maio de 2019. O Ministério da Defesa da Rússia decidiu introduzir o sistema em serviço. A entrega do equipamento está prevista para 2022", disse a fonte.
Detalhes sobre o sistema
Sosna é um sistema de defesa antiaérea, armado com mísseis terra-ar de curto alcance, projetado para proteção das tropas contra ataques aéreos em todos os tipos de combate.
Além disso, o complexo é caracterizado pela alta eficiência e precisão do ataque aéreo, alta capacidade de sobrevivência no campo de batalha, bem como a automação total do processo de operação, bem como tempo de reação extremamente curto.
O sistema está armado com 12 mísseis antiaéreos Sosna-R, que podem atingir alvos a uma distância de até 9,6 km e a uma altitude de 4,8 km.
O complexo possui também um alcance recorde entre os complexos nacionais e estrangeiros com sistema de orientação por laser.
O sistema foi apresentado pela primeira vez no fórum militar EXÉRCITO 2018, organizado pelo Ministério da Defesa russo, e sua versão melhorada será mostrada durante a próxima edição do fórum deste ano, que ocorrerá entre os dias 25 e 30 de junho com a participação de 62 países.
Rossiya Segodnya é a agência de notícias oficial do fórum militar, enquanto que a agência de notícias e rádio internacionais Sputnik entra como parceira de mídia internacional do fórum EXÉRCITO 2019.