O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, com sede no Havaí, informou em um boletim citado pela Reuters que não se espera um tsunami no Pacífico após o terremoto, que foi registrado inicialmente com a magnitude de 7,2 graus na escala Richter.
Segundo o USGS, o epicentro foi registrado a uma profundidade de 220 km e não houve relatos imediatos de danos ou ferimentos.
Prelim M7.3 Earthquake Banda Sea Jun-24 02:53 UTC, updates https://t.co/EhIKhezUi2
— USGS Big Quakes (@USGSBigQuakes) 24 de junho de 2019
Mais tarde, USGS elevou a magnitude do terremoto para 7,5 graus, antes de rebaixar para 7,3 graus na escala Richter.
Horas antes, os geólogos registraram um terremoto de magnitude 6,1 graus a oeste da cidade de Abepura, na província de Papua, a uma profundidade de 20 quilômetros (12 milhas).
O chefe do centro de terremotos e tsunamis da Indonésia, Rahmat Triyono, disse que o terremoto de Papua foi seguido por vários tremores menores, mas não há relato imediato de grandes danos ou ferimentos, disse citado pela AP.
Em setembro de 2018, um terremoto de magnitude 7,5 devastador atingiu a ilha indonésia de Sulawesi, seguido por ondas de tsunami com mais de 6 metros de altura que destruíram a ilha. Quase 70 mil casas foram destruídas ou danificadas na ocasião, e 80 mil pessoas foram deslocadas e cerca de 2 mil pessoas morreram.
A Indonésia está localizada em uma zona sísmica ativa que circunda o norte do Oceano Pacífico, conhecida como Círculo de Fogo.