O cosmonauta russo da Roscosmos, Oleg Kononenko, junto com o astronauta canadense, David Saint-Jacques, e a astronauta da NASA, Anne McClain, pousaram no Cazaquistão, cerca de três horas e meia após a saída da EEI a bordo da nave espacial Soyuz MS-11.
A nave aterrissou a 145 quilômetros da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão, às 2h48 GMT de terça-feira (23h48 de segunda-feira, em Brasília).
Após a aterrissagem, os socorristas abriram a escotilha e retiraram os membros da tripulação um por um. Eles foram colocados em poltronas para se acostumarem à gravidade terrestre e depois levados a uma tenda médica para remover seus trajes.
Mais tarde, eles serão enviados em helicópteros para a cidade de Karaganda, de onde os astronautas voarão para seus respectivos países para reabilitação pós-voo.
ЕСТЬ ПОСАДКА! «Антаресы» дома! Экипаж пилотируемого корабля #СоюзМС11 благополучно вернулся на Землю спустя 204 суток полёта!
— РОСКОСМОС (@roscosmos) 25 de junho de 2019
Трансляция — https://t.co/ip4MnegEqX
//
TOUCHDOWN! Welcome home, Oleg, Anne and David!#SoyuzMS11: live broadcast — https://t.co/ip4MnegEqX pic.twitter.com/29udbRy3Vc
Houve aterrissagem! Os Antares estão em casa! A tripulação da nave tripulada Soyuz MS-11 regressou em segurança à Terra após 204 dias de voo! Acabou de descer! Bem-vindos de volta, Oleg, Anne e David!
Kononenko, Saint-Jacques e McClane trabalharam na Estação Espacial Internacional por sete meses, desde dezembro de 2018.
Durante os seus 204 dias no espaço, a tripulação da expedição realizou uma série de experimentos que vão desde a detecção de radiação em órbita até ao crescimento de plantas em microgravidade.
O comandante da Expedição 60, Aleksei Ovchininin, o engenheiro de bordo da NASA, Nick Hague, e Christina Koch assumirão agora o comando da Estação Espacial Internacional.