Fonte diplomática: Índia pretende informar Pompeo que não rejeitará compra de sistemas russos S-400

© Sputnik / Sergei MalgavkoSistemas de mísseis S-400 Triumph (imagem referencial)
Sistemas de mísseis S-400 Triumph (imagem referencial) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A liderança da Índia pretende "informar de modo claro" o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que Nova Deli não pretende rejeitar a implementação do acordo de fornecimento de sistemas de defesa antiaérea S-400 russos e terminar a cooperação militar com Moscou, revelou aos repórteres uma fonte diplomática em Nova Deli.

De acordo com esses dados, durante a visita de três dias de Pompeo à Índia os representantes de Nova Deli tentarão convencer Washington a não impor sanções contra o seu país no âmbito do Ato contra os Adversários da América (CAATSA).

"Temos uma longa história de cooperação militar com a Rússia e não podemos rejeitá-la. Pretendemos transmitir essa ideia de modo claro à parte norte-americana", disse um porta-voz da entidade.

Ao mesmo tempo, segundo a fonte, a agenda das próximas discussões poderá incluir "quaisquer questões" e não há qualquer programa rigoroso de negociações no momento.

Crítica de Washington

A implementação pela Índia de acordos de defesa com a Rússia tem sido repetidamente criticada por Washington, que considera Nova Deli como um parceiro-chave no Sul da Ásia.

Em 2018, os EUA insistiram em que a Índia desistisse da assinatura do maior acordo de compra de S-400 da Rússia. Embora reconhecendo a longa história de cooperação entre Nova Deli e Moscou, os EUA não descartaram a possibilidade de impor sanções aos seus parceiros indianos. A liderança da Índia, por sua vez, tem repetidamente sublinhado que considera ilegítimas as restrições unilaterais.

Objetivo de viagem

Pompeo deverá iniciar uma visita oficial à Índia na terça-feira (25), este será o primeiro contato de alto nível entre os dois países após a conclusão das eleições gerais legislativas na Índia. Sua visita inclui reuniões com altos funcionários da Índia, incluindo o primeiro-ministro Narendra Modi e o novo ministro das Relações Exteriores, Subramaniam Jayshankar.

A visita de Pompeo à Índia decorrerá alguns dias antes da cúpula do G20 em Osaka, Japão, onde estarão presentes o presidente americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, entre outros.

Como foi observado anteriormente pela mídia indiana, a viagem de três dias do chefe da diplomacia dos EUA à Índia deve resultar na "preparação do terreno" para a reunião entre os líderes americano e indiano à margem da cúpula do G20.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала