A explosão veio de Borislav Beryoza, um deputado ucraniano e russófobo, com um longo histórico de comportamento disruptivo que o marca até mesmo entre os delegados expressivos de Kiev. O insulto veio nesta terça-feira quando ele estava entrando no Palácio da Europa, o local de reunião da PACE.
O deputado ucraniano é conhecido pelo seu abuso verbal e físico, embora ele geralmente prefira seus insultos na língua russa ou ucraniana. Seu alvo favorito nos últimos anos tem sido a jornalista russa Olga Skabeeva, que cobre as reuniões da PACE para o canal de notícias russo Rossiya 24 e também promove um talk show político com o marido Evgeny Popov.
No ano passado, ele arrancou um microfone das mãos de Skabeeva para fazer um discurso furioso sobre o governo russo e deixou-o cair no chão.
Durante outro incidente, ele a empurrou para longe de uma colega da delegação ucraniana, a vice-presidente Irina Goncharenko, enquanto ela informava vários jornalistas.
Beryoza e toda a delegação ucraniana na PACE estão atualmente travando uma batalha desesperada para impedir que os direitos de voto da Rússia sejam totalmente restabelecidos após cinco anos. O legislador desbocado teve esta observação a fazer:
"As portas do inferno estão abertas e os demônios russos estarão na Assembleia Parlamentar. O que há para dizer? É assim que a escória desliza através de cada rachadura", sentenciou.