"Estamos abertos a negociações sobre o fornecimento de sistemas da defesa antiaérea S-400 Triumph, incluindo ao Irã. Além disso, este equipamento não está sujeito às restrições impostas pela Resolução 2231 do Conselho de Segurança das Nações Unidas de 20 de junho de 2015. Não recebemos nenhuma solicitação oficial de nossos parceiros sobre esse assunto", afirmou a assessoria de imprensa da FSMTC no fórum EXÉRCITO 2019.
FSMTC chamou o S-400 de um sistema único de defesa antiaérea capaz de neutralizar os meios mais avançados e promissores de ataque aéreo e de mísseis. "Não surpreende que muitos dos nossos parceiros demonstrem sério interesse neste sistema."
Ali Shamkhani, secretário do Supremo Conselho de Segurança Nacional do Irã, afirmou à Sputnik que, se necessário, o Irã iria realizar conversações com a Rússia sobre a possibilidade de comprar S-400. Ao mesmo tempo, o vice-primeiro-ministro russo, Yuri Borisov, observou que ainda não foi recebido qualquer pedido de compra do Irã.
'Recusa' da Rússia
Anteriormente, a Bloomberg escreveu que a Rússia teria rejeitado o pedido de compra do Irã de sistemas S-400, citando fontes conhecedoras da situação. Entretanto, Moscou, comentando a notícia, afirmou não ter informação de que a Rússia teria recusado vender sistemas de defesa antiaérea S-400 ao Irã. A notícia surgiu em meio ao agravamento das tensões no Oriente Médio.
Rossiya Segodnya é a agência de notícias oficial do fórum militar EXÉRCITO 2019, enquanto a agência de notícias e rádio Sputnik participa como parceira de mídia internacional do fórum.