O especialista militar Aleksei Podberezkin está seguro que esses veículos blindados serão os melhores no mundo. Ele falou sobre o novo desenvolvimento ao serviço russo da Rádio Sputnik.
Os novos veículos blindados, capazes de se mover flutuando muito mais rapidamente, estão sendo criados para substituir os veículos blindados de transporte de tropas BMP-3 criados no fim da década de 1980 e o BT-3F, apresentado no fórum militar em 2016, informou à Sputnik o diretor industrial de uma divisão da empresa russa Rostec Sergei Abramov.
"O BMP-3 e o BT-3F são clássicos, mas as tendências modernas de combate exigem novas tarefas", afirmou Sergei Abramov no fórum militar EXÉRCITO 2019 que decorre na região de Moscou. Abramov disse que está sendo elaborado um novo equipamento com a velocidade de deslocação pela água de 60 km/h, enquanto a velocidade máxima do veículo de transporte da infantaria naval BT-3F é 10 km/h.
O chefe do Centro de Estudos Militares e Políticos do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou, Aleksei Podberezkin, explicou que há duas linhas de modernização.
"Primeiramente, estão sendo mudados os motores, estão sendo criados novos motores para os veículos blindados de alta velocidade. Antes, a sua velocidade em terra era cerca de 60 km/h e agora o veículo terá a mesma velocidade na água".
A segunda área de modernização, informou o especialista, é a cadência de tiro. Os novos canhões instalados nesses veículos têm maior cadência de tiro e melhor resistência à utilização.
Segundo o especialista, esses veículos vão ajudar de manter a liderança da Rússia nessa área. "Ninguém põe isso em dúvida, porque outros veículos, por exemplo, os franceses, israelenses ou americanos, em conflitos militares reais cedem significativamente aos russos".
Rossiya Segodnya é a agência de notícias oficial do fórum militar EXÉRCITO 2019. A agência de notícias e rádio Sputnik participa como parceira de mídia internacional do fórum.