O sargento Manoel Silva Rodrigues foi detido na semana passada durante uma escala na Espanha, quando o presidente estava a caminho da Osaka (Japão) para a reunião anual dos líderes mundiais, o G20.
Bolsonaro, que uma vez prometeu erradicar o tráfico de drogas no Brasil, considerou o incidente " inaceitável" e ordenou que seu Ministério da Defesa cooperasse com a polícia espanhola na investigação do caso.
"O Comandante da Aeronáutica vai mandar nossa equipe [para a Espanha] o mais rápido possível para interrogar o sargento [...] suspeitamos que não seja a primeira vez que ele lida com drogas", informou o presidente, citado pelo jornal Folha de S. Paulo.
Rodrigues está agora sob custódia na sede da Guarda Civil espanhola em Sevilha e aguarda julgamento por acusações de tráfico de drogas, segundo um representante da guarda civil.
Também nesta quarta-feira o jornal espanhol El País postou uma imagem da droga apreendida com o sargento da Aeronáutica, e chamou a atenção das autoridades espanholas o fato do militar sequer ter tentado camuflar a carga de entorpecentes.