Nesta quarta-feira (4), dois veículos blindados Bradley foram colocados perto do Memorial Abraham Lincoln, onde o presidente norte-americano, Donald Trump, discursará. O problema é que ambos os blindados não são novos e possuem partes descascadas e enferrujadas.
"Foi decidido utilizar estes veículos. Eles foram limpos antes de serem levados ao National Mall. Não acho que foi dada muita importância para isso", declarou a assessoria de imprensa do Pentágono à Sputnik.
Ao ser questionado sobre a quantidade e o estado dos seis veículos blindados disponibilizados para o desfile do Dia da Independência norte-americana, que é comemorado todo dia 4 de julho, o Pentágono afirmou que a "Casa Branca solicitou justamente" esses veículos.
Se o uso de veículos blindados em deploráveis condições foi coincidência ou propositalmente pensado, dificilmente dará para saber no discurso de Trump, que, como esperado, dará importância ao "poderio militar dos EUA".
Além dos veículos blindados, Washington deve contar com a presença de caças e helicópteros, incluindo os F-35 e aeronaves presidenciais.
Desejo de Trump
Desde 2017, o presidente norte-americano propõe a ideia de demonstrar equipamentos militares em comemorações, principalmente após se impressionar com o desfile do Dia da Bastilha, celebrado na França.
Trump, então, planejou realizar um grande desfile com equipamentos militares no dia 4 de julho de 2018, mas teria adiado para o Dia dos Veteranos em 11 de novembro, quando mudou de ideia devido ao alto custo.
O desfile do Dia da Independência deste ano custará aos EUA aproximadamente US$ 1 milhão (R$ 3,8 milhões), além do prejuízo das companhias aéreas, que foram obrigadas a adiarem aproximadamente 100 voos devido aos cancelamentos do Aeroporto Internacional Washington Dulles.
Veículo de combate Bradley
O blindado Bradley é um veículo blindado de infantaria, desenvolvido pela BAE Systems, e pode atingir uma velocidade de até 66 km/h. O Bradley entrou em serviço em 1981 e foi utilizado na Guerra do Golfo em 1990, além de participar de operações na Guerra do Iraque.
Independência dos Estados Unidos
A Independência dos Estados Unidos foi declarada no dia 4 de julho de 1776 e colocou fim ao vínculo colonial que existia entre as Treze Colônias e a Inglaterra. Com essa conquista, os Estados Unidos transformaram-se na primeira nação do continente americano a ter sua independência.