O X-37B é um mini-ônibus espacial secreto concebido pela empresa americana Boeing. Este é o quinto voo da nave (OTV-5), que foi lançada para o espaço em setembro de 2017. Antes disso, desde 2010 foram realizados quatro voos do ônibus espacial de 225 a 718 dias de duração.
"Há meses que ando à caça do OTV-5 e descobri-o visualmente em maio. Quando tentei observá-lo novamente em meados de junho, ele não tinha entrado na órbita prevista em um determinado momento. Acontece que ele manobrou para uma órbita diferente", escreveu Vandebergh em sua conta no Twitter.
The #OTV5 / #X37B space plane photographed in orbit! Finally an image showing this mini-Space Shuttle which is only a fraction in size of the real Shuttle. https://t.co/r7zqATUpN4 @SPACEdotcom @planet4589 @Marco_Langbroek @Astroguyz @govertschilling @phi48 @Sterne_Weltraum pic.twitter.com/a5RvgnHPFB
— Ralf Vandebergh (@ralfvandebergh) 3 de julho de 2019
O avião espacial OTV5 / X37B fotografado em órbita! Finalmente uma imagem mostrando este mini-ônibus espacial que é apenas uma fração do tamanho do Shuttle real
"Graças a uma rede de observadores de satélites amadores, ele foi rapidamente encontrado em órbita novamente e eu pude tirar algumas fotos dele em 30 de junho e 2 de julho", acrescentou ele.
De acordo com Vandebergh, ele não esperava obter fotos tão detalhadas do ônibus espacial em órbita em sua configuração de trabalho: a parte da frente, o compartimento de carga aberto e sua cauda.
Anteriormente, o chefe da Corporação Estatal de Atividades Espaciais da Rússia (Roscosmos), Dmitry Rogozin, relatou que objetos como o X-37B poderiam teoricamente ser usados como portadores de armas. O programa X-37B foi lançado pela NASA em 1999, mas foi transferido para o departamento militar em 2004. Os seus detalhes, incluindo o custo, são classificados.