Através do The Intercept Brasil, que vem ganhando parcerias com outros veículos midiáticos brasileiros, material comprometedor para o atual ministro da Justiça, Sergio Moro, vem sendo publicado aos poucos, mostrando que o então juiz comandante da Lava Jato não era sem defeitos, como muitos acreditam.
A insatisfação é tanta que ocasionou surgimento da hashtag #PulitzerdeTaubate, que basicamente tenta mostrar que o jornalista Glenn Greenwald não recebeu nenhum Pulitzer, o mais importante na esfera jornalística, em 2014.
A hashtag já possuía 15 mil tweets até a publicação desta matéria e ocupava o segundo lugar dos assuntos mais comentados no Twitter nesta quinta-feira (4).
De acordo com internauta, quem ganhou o prêmio foi o The Guardian.
Gleen não ganhou prêmio de melhor Jornalista Investigativo e jamais foi nomeado no Pulitzer; O The Guardian venceu em 2014 na categoria q premia os jornais. Se Gleen tem Pulitzer por trabalhar lá, a tia do café, o motoboy e os outros 900 funcionários tbm tem. #PulitzerDeTaubate pic.twitter.com/qFplnoSc0v
— jess queiroz 🗣 (@jesseqs) 4 de julho de 2019
Estão tentando dar a chave da cidade de Taubaté para Glenn Greenwald.
Ganhadores do Pulitzer:#PulitzerdeTaubate pic.twitter.com/8T0z2EqY6U
— Patriotas (@PATRlOTAS) 4 de julho de 2019
Há quem leve a desinformação à comédia.
#PulitzerdeTaubate
— 🇧🇷🌺Sofía Gomez🌺🇧🇷 (@17SofiGomez) 4 de julho de 2019
Petista Entrando Na Tag Achando Que o Glenn Ganhou mais um Prêmio / Vendo Geral Debochando do Verdevaldo pic.twitter.com/Q2FC51ktPd
A onda de crítica contra o jornalista está entrando em choque com apoiadores de Greenwald.
Eu tô rindo muito das pessoas dizendo que @ggreenwald não ganhou Pulitzer pq buscaram por GLEEN e não apareceu nada. GLEEN! Continuem que tá ótimo, hahaha.
— Amanda Audi (@amandafaudi) 4 de julho de 2019
No mais, segue uma matéria pra quem tá questionando. Apenas busquem conhecimento, diria o ET Bilú https://t.co/naFIOLn8yM pic.twitter.com/aLbSiB1dSR
O escritor e diretor cinematográfico Pablo Villaça indaga "por que a estratégia da direita é sempre reescrever a história".
Vocês estão brincando que um bando de jornalistas fracassados que só conseguem se manter ativos porque se tornaram porta-vozes de fascistas estão tentando dizer que @ggreenwald NÃO venceu o Pulitzer.
— Pablo Villaça (@pablovillaca) 4 de julho de 2019
Por que a estratégia da direita é sempre reescrever a História?
Um pouco de história
No ano de 2014, o The Guardian e o The Washington Post receberam o prêmio na categoria "Serviço Público", pela "revelação de vigilância secreta generalizada pela Agência de Segurança Nacional, ajudando através de reportagens que desencadearam um debate sobre a relação entre o governo e o público a respeito de questões de segurança e privacidade", sendo Glenn Greenwald corresponsável pelas reportagens e reconhecido pelo próprio The Guardian pelo trabalho realizado.