Além disso, o investimento também busca apoiar a mídia independente nos Balcãs Ocidentais. A informação foi divulgada neste domingo (7) pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.
O anúncio foi feito antes da Conferência Global para Liberdade de Imprensa, que será realizada em Londres entre os dias 10 e 11 de julho. O evento se recusou a credenciar correspondentes da Sputnik News e também da RT.
O financiamento será fornecido pelo Fundo de Conflito, Estabilidade e Segurança do governo do Reino Unido, acrescentou o comunicado.
"Com apenas 10% da população mundial tendo acesso a uma mídia livre, notícias falsas e desinformação continuam minando e desestabilizando as sociedades", disse o secretário de Relações Exteriores do Reino Unidos, Jeremy Hunt, conforme cita o comunicado.
Hunt observou que o financiamento viria como apoio aos trabalhadores da mídia que operam em sociedades "repressivas".
"Meu objetivo para esta conferência é trabalhar com os meus colegas para chegar a um acordo para proteger a liberdade de imprensa e impor um custo para aqueles que abusam dela", acrescentou Hunt.
De acordo com o texto, o dinheiro é parte de uma promessa de 100 milhões de libras para ajudar a mídia independente e combater a desinformação nos países da Ásia Central e do Leste Europeu.