A sonda Mars Express tem estado atenta às tempestades de areia locais e regionais que estão se formando no polo norte do Planeta Vermelho ao longo do último mês, observando a sua dispersão em direção ao equador.
Ao menos oito tempestades de diferentes tipos foram observadas no Planeta Vermelho entre o período de 22 de maio e 10 de junho.
The @esascience #Mars Express spacecraft has been keeping an eye on a number of dust storms brewing close to the planet’s north pole over the last few weeks.
— ESA (@esa) 4 de julho de 2019
Read more: https://t.co/5G61AkgNh5 pic.twitter.com/DAK3up6z6D
A nave espacial Mars Express, da ESA, tem estado atenta a uma série de tempestades de areia que ocorrem perto do polo norte do planeta ao longo das últimas semanas
"Atualmente, é primavera no hemisfério norte de Marte, e nuvens de gelo e pequenos eventos de levantamento de areia são frequentemente observados ao longo da borda da calota de gelo que recua sazonalmente", diz uma informação no site da ESA.
Com duas câmeras de alta resolução a bordo, a espaçonave foi capaz de capturar esses fenômenos na extremidade da calota de gelo do planeta, que se formaram e dissiparam muito rapidamente (entre um e três dias), indica a publicação.
Uma das tempestades observada pela sonda começou no dia 28 de maio e continuou até 1º de junho, movendo-se em direção ao equador durante esse período.
As tormentas locais e regionais que duram alguns dias ou semanas e estão confinadas a uma pequena área são comuns em Marte, mas na sua forma mais grave podem abarcar todo o planeta, tal como aconteceu no ano passado com uma tempestade global que envolveu o planeta durante muitos meses.