Segundo a mídia, o S-500 poderá interceptar mísseis balísticos intercontinentais, atingir satélites e aeronaves do Sistema Aéreo de Alerta e Controle (AWACS, na sigla em inglês) e proteger sua área de responsabilidade de armas espaciais.
Segundo a publicação, verificou-se que o S-500 foi concebido não só para atingir alvos no espaço, mas também para defender a área sob sua cobertura de ataques de armas espaciais.
"Este desenvolvimento surge quando os Estados Unidos começaram a aumentar os investimentos em tais sistemas, com aviões de reconhecimento e bombardeiros hipersônicos espaciais, interceptores laser baseados no espaço e um Corpo Espacial inteiro em funcionamento", indica o artigo.
Características únicas
O S-500 é um sistema de mísseis terra-ar, com alcance de até 600 km, que pode destruir uma ampla gama de alvos balísticos. Por pertencer a uma nova geração, esse sistema sem análogos no mundo tem suas características mantidas em segredo absoluto. No entanto, algumas de suas capacidades se tornaram públicas.
O novo sistema S-500 tem características muito superiores às do S-400 russo e do Patriot PAC-3 americano. Atualmente, o S-400 Triumph é uma das armas mais avançadas e comercializáveis da Rússia, com um número significativo de países interessados em comprá-lo.