O anúncio é resultado de negociações que duraram três dias em Barbados. A informação foi divulgada por Hector Rodriguez, governador do estado venzuelano de Miranda, que participou das negociações. As conversas em Barbados começaram na segunda-feira (8).
"Nós concordamos em estabelecer um diálogo permanente de paz e chegamos a um acordo sobre nossa disposição de trabalhar juntos para garantir a paz no país", disse Rodriguez ao vivo na televisão venezuelana nesta quinta-feira (11).
Já o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que os partidos não detalhariam o processo das negociações por enquanto.
"Chegamos a um acordo com a oposição e o governo da Noruega para mediar os tópicos específicos que estamos discutindo. Há um total de seis desses tópicos", disse Maduro, que também afirmou estar otimista com as negociações.
A tensão na Venezuela segue em alta desde janeiro, quando o líder da oposição, Juan Guaidó, proclamou-se presidente interino do país, recebendo apoio dos Estados Unidos e diversos de seus aliados.
Maduro criticou a posição assumida por Guaidó, dizendo que o líder oposicionista agiu sob ordens dos EUA em uma tentativa de derrubá-lo do poder e controlar o petróleo da Venezuela. Em maio deste ano, as autoridades venezuelanas frustraram uma tentativa de golpe envolvendo os militares dos país.
As negociações entre o governo e a oposição são mediadas pela Noruega. No entanto, nenhum acordo foi alcançado até agora.